Rua Dr. Olavo Egídio - 527 - Santana / SP
Ligue: (11) 2978-5730

Corpo em Evidência

  Um corpo está diante de mim na dança... Surgem algumas perguntas: o que é esse corpo? Como esse corpo é percebido? Como ele é visto? Como esse corpo se mostra para mim?

Como estamos interessados aqui com a educação do corpo, e não apenas em querer medidas do corpo (circunferência, altura e peso) eu quero que o indivíduo me diga: Quem é você no seu corpo? O que é seu corpo para você? O que é que você pode fazer com seu corpo? O que é que seu corpo não deixa você fazer ainda? Como é que você vê seu corpo? Como você sente seu corpo?

Este corpo interposto, isto é, que se coloca entre as coisas e o seu âmago, não é propriamente coisa, matéria intersticial, tecido conjuntivo, mas é sensível para si. Isto quer dizer, que não é apenas uma cor que se vê uma superfície que se apalpa, mas é um todo sensível, que se descobre e capacita a quem o habita e o sente.

Nosso corpo é um corpo sensível e um corpo que possuí uma percepção sensorial consciente de suas experiências e sentimentos. O corpo sentido e o corpo que sente são como o direito e o avesso, ou ainda como dois sentimentos de um único percurso circular. Tudo que se diz do corpo sentido repercute no sensível do qual faz parte.

Estar no corpo / ser o corpo... é como um ser de dois rostos, onde o próprio corpo é um sensível que sente, um visto que se vê, um tocado que se toca, criando uma espécie de visibilidade do invisível.

Na Dança Eutônica, meu corpo está sempre em evidência, pois ele, um ser no mundo, é a fonte inesgotável de minhas possibilidades de relações e de constantes rupturas com o mundo. Posso dizer então, que tenho um corpo que pode ser visto não como um objeto e sim como um corpo sujeito. Eu tenho um corpo que sou e sou um corpo que tenho que, se manifesta que se permite experimentar e ser a própria experiência.

Ser uma experiência na Dança Eutônica, é comunicar-se interiormente com o mundo, com o corpo e outros, estar com eles em vez de estar ao lado deles.  

by